Pela saúde da mulher, Palácio Rio Branco recebe iluminação rosa

0
59

O imponente e belo Palácio Rio Branco, símbolo maior do Poder Executivo do Estado, no centro da capital, está com iluminação especial este mês. Em alusão ao Outubro Rosa, o Palácio vestiu em sua iluminação a cor que representa a preocupação com a saúde da mulher, junto à campanha mundial de prevenção ao câncer de mama.

O objetivo é despertar em quem ver o Palácio, a importância da prevenção ao câncer, lembrando que estão à disposição pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serviços como mamografia, preventivo de câncer no colo do útero (PCCU) e outras atividades que neste mês ganham uma atenção especial e maior disponibilidade.

Objetivo é despertar em quem ver o Palácio, a importância da prevenção ao câncer Foto: Pedro Devani/Secom

Embora outubro concentre a maior parte das ações direcionadas à mulher, o governo estadual garante a continuidade dos serviços em saúde e recomenda a realização de exames periódicos, assim como a atenção aos sinais e sintomas da doença. Quanto mais cedo e precoce for o diagnóstico, mais chances o paciente terá de restabelecer a saúde, sem muitos danos ou prejuízos.

Estado em ação

Com o slogan “Você sempre cuida de tudo, só não pode esquecer de se cuidar”, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) lançou oficialmente no dia 9 a campanha do Outubro Rosa de 2020.

Ao longo de todo o mês serão oferecidos diversos serviços de saúde à mulher como exames PCCU e de mamografia, realizados no Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon). Os atendimentos serão agendados como medida de prevenção ao coronavírus. A programação contará, ainda, com palestras educativas sobre os cânceres de colo de útero e mama, rodas de conversas e atividades que serão realizadas na Delegacia da Mulher.

É recomendado que mulheres sem sintomas ou sinais de doença com idade entre 50 a 69 anos façam o exame a cada dois anos. Ao ser atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS), independentemente do motivo da procura, toda mulher nessa faixa etária será abordada para realização da mamografia. Com o encaminhamento da UBS, é necessário ir ao Cecon para marcar o exame.

As estatísticas mostram que, mesmo em menor grau, há um número considerável de homens que também são acometidos pelo câncer de mama. No Acre, o trabalho do Cecon tem o respaldo também do governo federal por meio do Ministério da Cidadania.

Funcionando em novo endereço, o Cecon está localizado, na travessa Hemoacre, ao lado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Reportagem: Samuel Bryan / Acre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui