Núcleo da Educação em Cruzeiro do Sul comemora Dia do Professor com programação especial

0
41

Para celebrar o Dia do Professor, tradicionalmente comemorado no dia 15 de outubro, o Núcleo da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes (SEE) do município de Cruzeiro do Sul, realizou nesta quinta-feira, 15, uma programação especial para os educadores da rede estadual de ensino.

O evento teve como objetivo reconhecer e agradecer a contribuição destes profissionais no processo educacional do estado do Acre, com uma vasta programação.

A comemoração começou com a exibição de um vídeo produzido pelos servidores do Núcleo aos professores e troca de lembranças como forma de agradecimento pela parceria e a comunhão na labuta diária. Ainda na programação  teve oração, exposição de poesias, músicas e um bate-papo sobre o empenho que tem sido empreendido pelos servidores da educação, juntamente com as equipes das escolas, diante de tantas mudanças e adaptações neste ano de 2020 geradas pela pandemia de Covid-19.

Escola Militar Dom Pedro II ofereceu um café da manhã especial Foto: cedida

A programação se estendeu com a participação da coordenadora do Núcleo, Ruth Bernardino, as coordenadoras administrativa, Michele Jucá, e de Ensino, Rocinete Santos, além do coordenador de Gestão, Ericson Araújo, no programa Conectados, da rádio Verdes Florestas, apresentado pela radialista Cirlene de Paula.

Na ocasião, a equipe falou dos avanços educacionais, dos investimentos do governo do Estado na Educação e todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação para alcançar resultados satisfatórios em âmbito estadual, regional e nacional.

Na entrevista, Ruth Bernardino, muito emocionada, parabenizou os educadores e destacou os esforços que o governo do Estado tem feito para promover a melhoria de estrutura e a valorização dos profissionais da educação, ressaltando os investimentos, até citados pelo governador Gladson Cameli, e a lotação dos 48 professores efetivos, o que diminuirá muito a rotatividade de professores de um ano para outro nas escolas.

“Das 72 escolas urbanas e rurais que temos, apenas 12 ainda não passaram por reformas ou alguma intervenção estrutural. Isso porque a maioria dessas escolas ficam no Alto Liberdade e, nesse período de estiagem, com o rio seco, fica difícil o acesso”, exemplificou Ruth.

Equipe da escola Padre Carlo Kunz homenageou os assessores pedagógicos do Núcleo que acompanham seus trabalhos Foto: Cedida

Entre homenagens e conversas no programa, foram realizados sorteios às escolas, para que estas façam um outro sorteio para os professores. Foram 63 brindes doados pelos servidores do Núcleo para serem distribuídos.

Um total de 12 escolas, entre elas urbanas e rurais, foram contempladas no programa de rádio: Escola Hugo Carneiro, Colégio Militar Dom Pedro II, Mustafa Almeida Tobu, Maria Lima de Souza, Presbiteriana, Padre Carlos Kunz, Braz de Aguiar. As escolas rurais: Sebastiana Silene, José de Alencar, Joaquim Nogueira, Plácido de Castro e Manoel Braz de Melo.

“É algo simples, diante do que todos merecem por tanto contribuírem com a vida de nossa gente, mas fizemos de coração. Espero que todos tenham gostado. Fica aqui nosso reconhecimento e gratidão a todos os professores de Cruzeiro do Sul”, declarou Ruth Bernardino.

Participação

A programação da rádio contou com a participação do bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, um dos grandes parceiros da educação em nosso estado. A iniciativa para a equipe participar do programa de rádio e de fazer uma programação diferenciada partiu do próprio Bispo, em uma visita feita ao Núcleo da Educação no início do mês de outubro.

“A homenagem faz o profissional se sentir respeitado, reconhecido e mostra que quem está num cargo acima não os esqueceu. Quando todo mundo põe o seu tijolinho do amor em prol da educação, com certeza ela muda, se transforma para melhor. Lá na ponta, a cidadania e a democracia se fortalecem. É a construção conjunta, a união como palavra-chave, de força, que vai levar a educação além”, destacou o bispo.

A equipe gestora do Núcleo da SEE/CZS participando do programa de rádio Conectados Foto: cedida

Homenagem das escolas

O professor é aquele que faz a mediação entre o conhecimento e o aluno, que orienta o caminho, ajuda e auxilia na construção do saber e das habilidades essenciais para a vida profissional e também pessoal. Reconhecendo todo esse trabalho, esforço e criatividade destes profissionais, as escolas de Cruzeiro do Sul prepararam diversas homenagens e lembrancinhas para seus professores.

A equipe da escola de ensino fundamental Braz de Aguiar preparou diversas cestas de café da manhã e enviou para as casas de cada um dos professores. A equipe da escola dos anos iniciais do ensino fundamental, Divina Providência, realizou um drive thru com carro de som pela cidade e municípios vizinhos para levar uma mensagem de agradecimento e lembrancinhas aos seus docentes.

As escolas cívico-militares Madre Adelgundes Becker e Dom Pedro II ofereceram um especial café da manhã com direito a certificado e presentes para seus professores.

Escola Cívico-Militar Madre Adelgundes Becker homenageando seus professores com certificados de professores nota 10 Foto: cedida

A equipe da Escola Padre Carlos Kunz confeccionou uma faixa de agradecimento aos seus profissionais e equipe de assessores do Núcleo da SEE que as acompanham pedagogicamente.

A turma de Ensino do Núcleo da Secretaria, também preparou um momento especial com guloseimas e lembranças aos assessores que acompanham as escolas em todas as modalidades de ensino.

 

Reportagem: Rubiluci Almeida / Acre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui