Segurança inicia Curso Operacional Integrado para forças policiais do estado

0
39

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), deu início ao Curso Operacional Integrado (COI) para as forças policiais na última segunda-feira, 19. A capacitação teórica e prática visa o aperfeiçoamento e integração dos agentes de polícia para o fortalecimento da segurança no Estado.

O curso, que possui duração de 60 horas, decorre de segunda a sábado e está dividido em aulas teóricas e práticas, sendo que a primeira modalidade de aula ocorre no Cieps e a segunda, no estande de tiro Século XIX, na estrada de acesso a Senador Guiomard. De acordo com a coordenadora pedagógica do COI, Helena Guedes, estas são a sétima e a oitava turma que participam do curso. No entanto, é a primeira vez que todas as forças estão integradas.

Profissionais são capacitados para o trabalho integrado Foto: Elenilson Oliveira

Nesta edição, as duas turmas estão divididas em 30 alunos da capital e do interior, sendo 15 da Polícia Militar, oito da Polícia Penal, cinco da Polícia Civil e dois do Corpo de Bombeiros. Segundo o coordenador do curso, tenente-coronel Otoni Miranda, os assuntos abordados nas aulas estão focados na vivência policial, tais como técnicas de algemação, armamento, munição e tiro, sobrevivência policial e abordagem de veículos e pessoas.

O policial militar e aluno do curso Janes Carlos Menezes vê a capacitação como um instrumento importante para a atuação das forças nas ruas. Além disso, diz também que a junção das forças faz com que o serviço seja otimizado e operacionalizado. “Como acontece de forma integrada, todas as instituições e órgãos de segurança passam a falar a mesma língua”, relata.

(Matéria produzida pelo estagiário Renato Menezes)

Reportagem: Da Redação / Acre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui