Hospital Geral de Palmas realiza segunda cirurgia de cardiopatia congênita em bebê de 11 meses

0
66

O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou com sucesso a segunda cirurgia de cardiopatia congênita em uma bebê de 11 meses, nesta sexta-feira, 30. A partir de agora, a unidade passa a ofertar este tipo de procedimento em pacientes com cardiopatias congênitas na Hemodinâmica na unidade. A cirurgia foi conduzida pelos médicos especialistas do estado de São Paulo, em conjunto com a equipe multiprofissional qualificada do HGP, e a previsão é que se realizem mais cirurgias em quatro crianças, neste fim de semana, 1º e 2 de maio.

O cirurgião cardiologista, especialista em intervenções em hemodinâmica e cardiopatia congênita, Paulo Correa Calamita, explicou que o procedimento dura em média de duas a três horas. “A incidência da cardiopatia congênita é de um paciente a cada 100 nascidos vivos. Em dois terços desta patologia, precisam fazer uma correção, realizar o cateterismo, isso é bom, porque a internação é curta, alta médica em 24 horas, após o procedimento. Por meio da tecnologia, realizamos uma pulsão nos vasos da perna ou do pescoço, tornando-a menos invasiva. Os pacientes certamente terão mais qualidade de vida e ganharão peso, o que ajudará no desenvolvimento”, afirmou.

“Ela sentia cansaço e dificuldade de ganhar peso. Desde que nasceu, teve acompanhamento médico e tomava medicação, mas foi necessária a cirurgia. Eu achei muito bom poder realizar o procedimento no HGP, sem precisar sair do Estado. Conversei com o médico e fiquei mais tranquila, senti segurança”, declarou a tia da criança, Ângela Bezerra, que veio de Colinas do Tocantins.

“É uma satisfação para o HGP poder ofertar um serviço que vem auxiliar no tratamento das crianças diagnosticadas com cardiopatias congênitas. Fizemos todos os esforços para beneficiar estes pequenos pacientes”, destacou o diretor administrativo do HGP, João Carlos Dias Medeiros.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Luciana Barros/Governo do Tocantins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui