Profissionais da Educação participam de seminário com foco na oferta educacional em tempos de pandemia

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está ofertando o seminário Aprendizagens Essenciais: Planejando a Prática Pedagógica para cerca de 1.300 profissionais da rede estadual de ensino do Tocantins. A metodologia do curso, que é aplicada pela empresa NTC, objetiva a qualidade e a excelência nos processos e estratégias de aprendizagem, especialmente no planejamento das ações escolares para o ano de 2021. A iniciativa teve início na quarta-feira, 12, e finaliza na sexta-feira, 14. 

O seminário dispõe de palestras e oficinas ofertadas por renomados professores, além de promover a interação entre palestrantes e participantes por intermédio da comunicação via chat e áudio on-line. Os temas abordados têm foco em aprendizagens essenciais e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Documento Curricular do Tocantins (DCT), no planejamento e na prática pedagógica, além da oferta de educação não presencial, como direito do estudante, em tempos de pandemia. 

A gestora da Seduc, professora Adriana Aguiar, destacou que a iniciativa visa valorizar o trabalho já desenvolvido nas Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs) e nas unidades escolares. 

“Nós preparamos essa formação com muito carinho, visto que estamos passando por um momento desafiador, mas que tem tido um engajamento crucial por parte dos nossos profissionais, que têm trabalhado mostrando proatividade, criatividade e paixão pelo que fazem, nos deixando orgulhosos. Nesse sentido, em mais uma etapa desse processo de trabalho conjunto, temos esse investimento na capacitação dos nossos profissionais que merecem participar desse momento para melhoria do trabalho que já estamos fazendo”, frisou. 

Os profissionais têm interagido com os palestrantes e mostrado familiaridade com a metodologia utilizada, como é o caso de Cibele Aparecida Martins de Toledo, que atua na coordenação de assessoria de gestão educacional e pedagógica da DRE de Palmas. 

“A iniciativa está contemplando uma gama de servidores, as atividades estão se complementando e o curso tem acrescentado muito à minha prática, já que me fez sugestões que eu ainda não visualizava. A gente está em um momento novo no meio educacional, em que professor tem que preparar um material didático que fale com o estudante, com recursos diferentes, e o curso está nos mostrando mais opções de recursos para trabalhar com os alunos, além de nos incentivar e ter certeza de que somos capazes de fazer a diferença”, ressaltou.

Programação

Nesta quinta-feira, 13, a programação conta com a palestra Inquietações e desafios da escola e dos professores, com a instrutora Priscila Boy; a oficina Práticas de ensino e aprendizagem na educação híbrida, com os instrutores José Moran e Roberta Mazzariol Volpe Aquino; e a palestra Materialização do currículo como caminho de superação dos desafios da educação em tempos de pandemia, com o instrutor Guiomar Namo de Melo. 

Para o último dia de Seminário, estão previstas a palestra Planejamento para a retomada das aulas no contexto da pandemia, com a instrutora Maria Helena Guimarães, a partir das 14 horas. Para as 15 horas, haverá a oficina Metodologias ativas entre pares e entre grupos na educação remota e híbrida, com a instrutora Lana Crivelaro; e a palestra Educação como direito de todos e esperança nossa de cada dia, com o instrutor Renato Casagrande.

Edição: Luiz Melchiades

Revisão Textual: Marynne Juliate

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *