Governo do Tocantins firma parcerias para executar ações ligadas ao Turismo, Cultura e Economia Criativa 

Contribuir para o fortalecimento do setor turístico e estimular propostas inovadoras que unem a teoria acadêmica à prática do dia a dia de modo que possibilite modelos eficientes de trabalho. Este são alguns dos pilares que norteiam o Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de projetos, assinado nessa quinta-feira, 13, eentreo Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav).

Com foco no desenvolvimento de programas e ações a serem executadas em conjunto no ano de2021, o Termo visa implementar as práticas educacionais, além de estimular a pesquisa e extensão nas áreas de cultura e turismo. 

A assinatura do termo, que contou com a presença do presidente da Adetuc, Jairo Mariano; do reitor do IFTO, Antonio da Luz Junior; do presidente da Abav e do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur), Marcelo Perim; além das superintendes de Turismo e Cultura da Adetuc, Maria Antônia Valadares e Lorena Christie Ribeiro; e docentes do curso de Turismo do Instituto Federal. 

Entre os produtos da parceria, já em implementação, está a colaboração de estudantes do curso de turismo no mapeamento dos pontos turísticos do Estado. Também foram discutidos a formatação de módulos de formação para agentes do trade turístico, a participação em feiras e a utilização das pesquisas realizadas pela Adetuc e IFTO na efetivação de políticas públicas eficazes no atendimento das demandas turísticas e culturais do Estado. 

Ao assinar o Termo, Antonio da Luz Junior, reitor do Instituto Federal, disse que a parceria vai possibilitar uma série de projetos. “Já estamos desenvolvendo o Circuito Cultural do IFTO, mas temos outras atividades, como cursos na área de linguagem, espanhol, inglês e libras, entre outras ações que irão levar o nosso estado a outro patamar na recepção do turista eatrair mais recursos e investimento”, afirmou. 

Já o presidente da Abav, Marcelo Perim, ressaltou a importância da atuação acadêmica no turismo e economia criativa. “É um momento de aproveitar essa força que vem da universidade e da educação e também de incluir os alunos no mercado de trabalho, assim atenderemos as necessidades de todos os grupos, pois fortalece o elo entre o estado, a universidade e a iniciativa privada”, completou ao dizer que a Abav será uma vitrine aos estudantes. 

Otimista com as ações que visam impulsionar a retomada segura do turismo no estado do Tocantins, Jairo Mariano, presidente da Adetuc, revelou que a formação de parcerias e o diálogo colaborativo tem sido uma das decisões assertivas do Governo do Tocantins. “Aqui está a prova de que estamos pensando em conjunto, unindo forças para que possamos executar políticas que realmente sejam efetivas e que transformem o turismo tocantinense e a vida de todos aqueles que trabalham nessa área”, ressaltou. 

Jairo Mariano apontou, ainda, que os produtos frutos da parceria serão acompanhados de perto pelo Governador Mauro Carlesse e que o apoio do governo do Estado, tem sido unânime para que o Tocantins se consolide como uma referência na atração de investimentos e no acolhimento de turistas. “Vivemos uma nova realidade e estamos, juntos, planejando cuidadosamente cada ação, pois sabemos do impacto que ela trará para a melhoria do nosso estado”, completou.

Edição: Thâmara Cruvinel 

Henrique Lopes/Governo do Tocantins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *