Organização de Cooperação de Xangai: 20 anos cooperando com a paz e o desenvolvimento no mundo

0
47

Rádio Internacional da China – O dia 15 de junho deste ano marcou o 20º aniversário de fundação da Organização de Cooperação de Xangai (OCX). Hoje, o bloco possui oito países membros, quatro observadores e seis parceiros de diálogo, sendo uma força importante para defender a paz regional, promover o desenvolvimento da região e salvaguardar o multilateralismo. A evolução da OCX é atribuída ao “espírito de Xangai” que foi estabelecido no início da criação da organização, ou seja, confiança mútua, benefício recíproco, igualdade, diálogo, respeito às diversas civilizações e desenvolvimento comum.

Na cooperação de segurança, os membros da OCX assinaram uma série de convenções antiterroristas e realizaram mais de dez manobras conjuntas. As áreas de cooperação têm se ampliado da luta conjunta antiterrorista, contra o separatismo e o extremismo, para áreas como combate às drogas, à lavagem de dinheiro e aos crimes transnacionais, defendendo eficazmente a paz e a estabilidade regionais.

Nos últimos 20 anos, o comércio entre a China e outros países membros da OCX aumentou de US$17,14 bilhões para US $244,85 bilhões, com uma taxa anual de crescimento de 15%. Os projetos como o oleoduto China-Rússia, o oleoduto China-Ásia Central e o serviço ferroviário de frete China-Europa Express beneficiaram todos os países da região.

Desde o surto de Covid-19, os países da OCX reforçaram a cooperação em compartilhamento de experiências contra a pandemia, pesquisa de medicamentos e fornecimento de materiais médicos, entre outros assuntos, mostrando um alto grau de solidariedade e assistência mútua. Além disso, a OCX também contribuiu para a solução de importantes questões regionais. Um exemplo é a publicação da declaração conjunta sobre a questão do Afeganistão pelos chanceleres da China e dos cinco países da Ásia Central em maio deste ano.

Diferentemente da Organização do Tratado de Atlântico Norte (Otan) e outros sistemas de aliança ocidentais, a OCX não é uma aliança militar. A Organização persiste no não alinhamento, não confronto e não é dirigida contra uma terceira parte. O objetivo é promover o desenvolvimento da ordem internacional em uma direção mais justa e razoável.

(Foto: vermelho.org)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui