Em Guajará, cooperativa de crédito inaugura sua primeira agência no Amazonas

FOTO: Divulgação/Sicredi
FOTO: Divulgação/Sicredi

A Instituição prevê abrir mais agências no sudeste e sul do Estado

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participou, nesta quarta-feira (13/10), de forma virtual, da inauguração da primeira agência física da Cooperativa de Crédito Sicredi Biomas, no município de Guajará (distante 1.476 quilômetros de Manaus). Buscando gerar inclusão financeira da população e contribuir com o desenvolvimento de economias locais, a Sicredi também prevê a abertura das outras agências nos municípios do sul (Humaitá), e sudeste do Amazonas (Tabatinga e Envira).

Além da oferta de produtos e serviços financeiros e investimentos, que contribuem para o aquecimento das economias dessas localidades, a instituição prevê gerar 150 empregos diretos nos próximos anos. O Sicred passa a estar presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo mais de 300 serviços financeiros atrelados aos diferenciais do cooperativismo de crédito e fomentando o desenvolvimento local nas regiões onde atua.

O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, representando o governador Wilson Lima, ressaltou a importância da presença das cooperativas de crédito no interior, como um agente financeiro importante para prestar serviços ao cidadão e, principalmente, ao produtor rural, para que este tenha acesso às novas tecnologias e melhoria da produtividade.

“Nós sabemos a importância da presença de uma cooperativa de crédito no interior. Isso resulta em serviços financeiros à população, ao cidadão, garantindo ao nosso agricultor o acesso ao crédito rural, que é fundamental para que ele possa acessar novas tecnologias de produção e aumentar sua produtividade, sendo perfeitamente possível produzir no bioma amazônico com sustentabilidade”, afirmou o secretário.

O presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AM), Merched Chaar, destacou a importância da primeira agência física no estado. “Estamos recebendo uma cooperativa robusta que funciona muito bem, com trabalho sério, desde o estado do Mato Grosso, até o Amazonas, para implantar o cooperativismo de carteirinha, de maneira que tanto a OCB quanto o Governo do Estado estão de mãos dadas e à disposição para juntos levarem o desenvolvimento, credibilidade e crédito, que o interior tanto precisa”, disse o presidente.

O Diretor executivo da Sicred Biomas, Ediano José Neves, destacou o apoio do Governo do Estado para a abertura da Cooperativa no município. “É um dia de muita felicidade para nós, pois é a primeira agência física que inauguramos no estado do Amazonas e, certamente, faremos história junto com as pessoas, com a comunidade de Guajará. Já iniciamos a nossa instalação com 300 associados em pouco mais de 4 meses de atuação dentro do município. E nosso principal objetivo de expansão na região, é o fortalecimento do cooperativismo e levar atendimento de qualidade, condição e educação financeira a toda essa região Norte do país, onde contempla área de atuação da nossa Sicred Biomas”, destacou o diretor.

Sicred – A agência já possui trezentos associados no município e o plano de expansão do Sicredi, no estado, prevê a abertura de 22 novas agências nos municípios do sudeste e sul do Amazonas. Este ano, a cooperativa negociou quase R$ 1 milhão, através do fundo social para entidades beneficentes sem fins lucrativos, e financiou mais de R$ 14 milhões em distribuição de sobras/resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *