Sejusc realiza baile “Celebrando a Melhor Idade ” e lança o Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo

FOTO: Raine Luiz/Sejusc
FOTO: Raine Luiz/Sejusc

O lançamento ocorreu na quadra da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade

Para celebrar a volta dos idosos às suas atividades físicas, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, na tarde desta quarta-feira (24/11), na quadra da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, no Morro da Liberdade, o baile Celebrando a Melhor Idade, que marca o retorno dos 100 grupos de idosos, da capital e interior, assistidos pela pasta, que estavam reclusos há quase dois por conta da pandemia da Covid-19.

Coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi), o evento contou também com o lançamento do Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo que visa contribuir com a melhoria de qualidade de vida dos idosos, estimulando a participação deles nas ações e programas que privilegiem o envelhecimento ativo, com foco na cidadania, longevidade e inclusão social.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, disse que, nada disso seria possível se não fosse o avanço das vacinas e destacou o empenho do Governo do Amazonas para que esse momento pudesse ser realizado.

“Esse momento é muito importante para todos nós. Ver como os idosos estão felizes com essa volta, nos deixa com o sentimento de gratidão. E aproveito a oportunidade para agradecer ao nosso governador Wilson Lima, por todo empenho com o avanço nas vacinas, isso demonstra o cuidado que ele tem não só com os idosos do nosso Estado, mas com a população de forma geral”, disse a gestora.

Vida e Saúde – De acordo com a secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seapdi), Luciana Andrade, o baile é para celebrar a vida de todos os idosos que conseguiram vencer a pandemia; e que o Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo é muito esperado por todos os grupos.

“Agradeço ao Governador do Estado por todo trabalho e cuidado com os idosos do nosso Estado. Hoje, é uma celebração para todos aqueles que têm uma grande experiência e, também, dos que conseguiram vencer a Covid-19. E o projeto que é muito esperado por todos eles, o Vida e Saúde do Idoso Ativo, vai levar para esses grupos de idosos vários profissionais especializados, além de promover inclusão e qualidade de vida a essa classe”, declarou Luciana.

A idosa Elisabeth Trindade, 62, disse que é muito gratificante poder voltar a praticar exercícios físicos depois de tanto tempo. “É maravilhoso poder retornar com os exercícios físicos. Ficamos muito tempo longe e essas atividades, além de melhorar nossa qualidade de vida, nos permite estar perto dos nossos amigos”, disse Elisabeth.

Com mais de 600 idosos, o evento contou com atrações musicais, quatro grupos de danças, a bateria da Reino Unido com participação das alas das baianas e dança de carimbó.

A equipe multiprofissional do Programa Vida e Saúde do Idoso Ativo conta com profissionais de educação física, dança, fisioterapia, nutrição, serviço social, psicologia, coordenadores, supervisores, agentes de ação social e técnico de enfermagem, que trabalharão diariamente de acordo com a realidade das pessoas envelhecentes e idosas da capital e do interior do Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *